O novo espaço abre a partir de 18 de julho, com bares e restaurantes, exposições, mirante e estúdio musical
A Rua da Música, nova atração que conecta a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, dois símbolos da música e do turismo de Curitiba, marca o início de uma nova fase no Parque Jaime Lerner.
Com operações gastronômicas consolidadas em Curitiba, estúdio de gravação, espaços interativos e uma programação artística constante, o novo complexo amplia a vocação da cidade para a música e projeta um futuro vibrante de experiências culturais para curitibanos e visitantes do mundo inteiro, para além dos grandes shows, festivais e espetáculos que acontecem no complexo.
Conduzido pela DC Set Group, empresa que detém a concessão do Parque Jaime Lerner, o projeto faz parte do processo de revitalização e expansão do complexo, e lança a partir de 18 de julho o principal parque musical do Brasil.
Além da Rua da Música como protagonista do hall de novas atrações, entram também em operação um espaço kids com temática musical, o Mirante da Ópera, o estúdio de gravação Geração Pedreira e novos espaços de convivência. Também serão inauguradas duas novas áreas expositivas, o Espaço Paulo Leminski, com conteúdo em parceria com o Instituto Leminski e uma galeria expositiva, que traz vida à história da Pedreira Paulo Leminski.
“O nascimento da Rua da Música e todas as novas atrações que traz consigo neste novo momento do Parque Jaime Lerner representam um marco histórico no coração da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame. Curitiba acolhe, se reinventa e se projeta como referência no cenário cultural, do turismo e do entretenimento”, afirma Helinho Pimentel, CEO e sócio da DC SET no Parque.

Para oferecer uma opção de lazer e gastronomia única aos curitibanos e turistas, as operações gastronômicas da Rua da Música terão capacidade para comportar em média 70 pessoas sentadas cada. Confira os bares e restaurantes que vão fazer parte da Rua da Música:
Bar CanaBenta
Inaugurando sua segunda sede em Curitiba, o bar e restaurante é famoso por sua comida de boteco, cachaças especiais e clima descontraído, perfeito para curtir um samba e pagode. O clássico da boemia curitibana traz luminárias instaladas em pandeiros, que foram desenhados especialmente para o espaço. O piso é de ladrilho hidráulico; os cobogós amarelos remetem à década de 1970; e as grades de ferro completam a estética de uma casa brasileira típica. “É um projeto que fala de memória afetiva e que celebra o nosso cotidiano com humor e identidade”, destaca o arquiteto André Henning.

Cão Véio Gastropub
Um gastropub moderno e estiloso com assinatura do Masterchef Henrique Fogaça em parceria com Baduí, vocalista da banda CPM22, que une sanduíches criativos e uma excelente carta de drinks e chopes artesanais. Sua segunda unidade na cidade promete um estabelecimento com muito rock, também aplicado à arquitetura e ambientação do espaço.

Ernesto Music Hall
Assinado pelo chef Dudu Sperandio, o restaurante combina técnicas modernas com a tradição italiana em pratos autorais, dentro de um ambiente intimista. Na Rua da Música, o Ernesto se lança no estilo Music Hall, com um repertório e ambiente de jazz, blues e classic rock. A ambientação traz uma atmosfera clássica, paredes revestidas com painéis monumentais, cortinas vermelhas, madeira envernizada e um piano ambientado no espaço.

Mustang Sally Bar
Inspirado na cultura americana e mexicana, que combina o espírito vibrante dos diners dos anos 60 com o tempero tex-mex, o restaurante possui diversas unidades espalhadas por Curitiba e lança sua primeira sede com seu novo posicionamento de marca e de interiores. A trilha sonora nos leva a uma viagem sonora pelos grandes hits do rock’n’pop. Na decoração, destacam-se o uso de cores fortes, elementos metálicos, muitas curvas e referências ao emblemático diner norte-americano.

Olaria do Parque
Sucesso no Parque Barigui, o Olaria do Parque (Olá) chega agora no Parque Jaime Lerner, ao lado do Mirante da Ópera com vista inédita do teatro Ópera de Arame. A proposta da operação valoriza um cardápio all day, com opções desde o café da manhã até o jantar, ao som da melhor diversidade musical do mundo. Na ambientação, um tom mais suave: arquitetura leve, paleta terrosa e clima de final de tarde ao som de MPB.

Rosso Wine Bar
Operação ao ar livre em frente ao palco musical do projeto, o Rosso nasce com um conceito moderno de bar, que combina coquetelaria autoral e clássica com um cardápio de comidas para compartilhar. Estrutura metálica aparente, tecidos esvoaçantes e um palco integrado compõem o ambiente pensado para receber apresentações musicais de diferentes estilos.

Grandes marcas fazem parte desse novo momento
Esta nova etapa de expansão do Parque Jaime Lerner ganha força com a ampliação da presença histórica do Bradesco e com a chegada de outras grandes marcas como Heineken, Electrolux e Redbull.
Para a criação das novas edificações, o Parque contou com a união de arquitetos de renome. O projeto arquitetônico do Espaço Paulo Leminski é assinado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, com participação direta de Jaime Lerner à época. Os projetos da Rua da Música e Estúdio Geração Pedreira foram criados pelos arquitetos Felipe Guerra (Arquitecto Arquitetos Associados) e Priscila Ferstemberg.
Os projetos arquitetônicos do Espaço Kids e do novo palco musical da Rua da Música foram conceituados por Cristian Burg. Já o paisagismo foi concebido pelo arquiteto Felipe Ferreira (Eira Arquitetura). Cinco restaurantes da Rua da Música e ambientações externas do Parque tiveram os projetos de interiores desenvolvidos por André Henning (André Henning Studio) e um dos restaurantes por Marjorie Litza (Bangô Arquitetura).
“Cada casa tem uma personalidade e uma trilha sonora”, conta André Henning, responsável pela ambientação de 5 dos 6 restaurantes da Rua da Música, além de ambientações externas. “Posso afirmar, sem medo de errar, que as operações da Rua da Música levam os projetos mais prazerosos da minha carreira. Foi muito satisfatório e gratificante trabalhar em algo tão grandioso, que em breve fará parte da história da cidade de Curitiba”, celebra André Henning.

Sobre o Parque Jaime Lerner
Em 2021, em uma iniciativa conjunta entre a DC SET Group, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Jaime Lerner, o complexo que abriga a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame passou a se chamar Parque Jaime Lerner, em homenagem ao urbanista, ex-prefeito de Curitiba, e ex-governador do estado. O novo nome reforça o compromisso do espaço com a cultura e a sustentabilidade — pilares fundamentais na trajetória profissional e pessoal de Jaime Lerner. Mais do que um centro cultural, o parque representa um legado vivo de inovação, respeito ao meio ambiente e valorização da música em suas mais diversas vertentes.

Sobre a DC SET Group
Fundada em 1979 por Dody Sirena e Cicão Chies, a DC Set Group é um dos maiores grupos de entretenimento do Brasil. Pioneira na produção de grandes turnês internacionais, consolidou-se como holding em 2019, estruturando-se em sete verticais: Festivals, Contents, Concerts, Venues, Sports, Tourism e Family. Com atuação em diversas regiões do país, a DC Set Group promove projetos culturais, esportivos e de lazer, impactando a economia criativa e fomentando o turismo. Entre seus principais empreendimentos estão os festivais Tomorrowland Brasil e Planeta Atlântida, a Blast Entertainment com exposições imersivas, o Fronteiras do Pensamento e a Move Concerts Brasil.
*Com assessoria